
Jorge Jeremias Chamussola, advogado domiciliado na cidade da Beira, participou no workshop “A Mediação e a Advocacia na Era da Inteligência Artificial: desafios e oportunidades para a prática profissional”, promovido pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa – Escola do Porto, em parceria com o ICFML (Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos). O evento teve lugar no dia 18 de novembro de 2025.
Com mais de doze anos de prática jurídica nas áreas de Contencioso Civil, Laboral, Comercial, Arbitragem, Constitucional, Penal e Tributário, Jorge Chamussola tem desenvolvido uma actividade que combina advocacia, arbitragem e docência universitária. É árbitro inscrito no CACM e no CEMAL – Sofala, membro da Comissão de Massificação dos Meios Alternativos de Resolução de Conflitos da Ordem dos Advogados de Moçambique desde 2023, e formador em Técnicas de Arbitragem na OAM.
A participação neste workshop reforça o seu compromisso com a formação contínua, num momento em que a inteligência artificial assume crescente importância na mediação, na resolução de litígios e na prática jurídica em geral.